in ,

Você continua tentando tapar o sol com peneira

Eu sei, é até repetitivo querer mostrar dados e dados sobre o problema da educação financeira no Brasil. Mas algo é claro, você continua tentando tapar o sol com peneira. Alguns problemas você pode estar passando, alguns você sabe que seus amigos tem passado. Mas o que você tem feito para mudar isso? Provavelmente nada, apenas uma procrastinação.

Além da procrastinação, que deixa claro que você deveria ter feito algo ontem mais tem deixado para o ano que vem. Existe também o excesso de cautela, que eu chamaria de preguiça, mas vou deixar como o primeiro nome. Quando você fica ‘esperando o momento certo’ para fazer algo, esperando para começar, até que essa espera já se tornou um hábito permanente que você nem percebe mais que você continua postergando e postergando.

Mas como eu vim aqui mostrar, novamente dados, quero pegar uma pesquisa da CNI que saiu nesse mês de agosto e mostrou os hábitos financeiros e a situação financeira dos brasileiros nos últimos 12 meses. Ok, vou vai pensar no primeiro momento que isso é só por causa da pandemia. Mas essa situação não é unanimidade entre os brasileiros, apesar de ser um número bem grande com problemas. E como não é unanimidade, sabemos que um grande número poderia estar em situação diferente se tivesse agido de forma diferente há meses/anos atrás.

Pois bem, quando falamos sobre as contas do mês, 44% dos brasileiros atualmente estão quase sempre apertado, não sobrando nada ao final do mês, felizmente conseguindo pagar todas as contas. Da turma que até gerencia bem o seu dinheiro, que se diz por 29%, a resposta incluia a frase ‘guardo um pouco QUASE todo mês’, ou seja, dentro dessa turma, existem aqueles que guardam de forma esporádica, não tendo constância.

E o restante, 28% tem problemas maiores, não conseguindo pagar todas as contas, utilizando cheque especial, empréstimos ou ainda pagando só o mínimo do cartão e deixando o restante para o próximo mês.

Você percebe que os números ficam em torno de 2 em cada 3 pessoas hoje estão com dificuldades financeiras. E tudo isso se faz por questão de EDUCAÇÃO FINANCEIRA. A demonstra que a situação não fica de forma exclusiva para pessoas das classes C, D, E. Essa situação afeta até as pessoas da classe A e B, assim, nos demonstra que não é uma falta de dinheiro, mas falta de educação.

Você já pensou em mudar isso para a sua vida ou para aquela pessoa que está ao seu lado? Já indicou ou foi atrás de um educador/planejador financeiro? Caso não, está mais do que na hora.

Quero te incentivar de uma forma diferente, me mande um whatsapp hoje mesmo, vamos conversar sobre a sua situação e como ela pode melhorar, pois ela SEMPRE pode melhorar (41) 99244-9557. Fico esperando uma mensagem sua.

Leia mais…

Written by Marcelo Müller

Economista formado pela UFPR.
Atuo há mais de 4 anos como educador financeiro, consultor de finanças e de investimentos, onde auxilio pessoas, casais e famílias a controlarem melhorar suas finanças e, a iniciar ou melhorar os seus investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mercado local poderá ter mais um dia de alta volatilidade em função da divulgação do PPI dos EUA

Investir em Criptomoedas de forma eficiente e justa